Ceramista, escultor, artesão, pintor, grafiteiro e muralista, este é Pedro Henrique Goulart Machado. “Minha arte não se limita a uma técnica específica. Minha arte já esteve presente em cenários de peça de teatro, ilustrações de livros, murais institucionais e particulares, telas, ilustrações artísticas para publicidade, entre outros”, conta Pedro que é um autodidata.
Nascido em Cássia – MG, em 1988, desde a infância, notou sua aptidão pelo desenho e pelas artes plásticas. Atualmente reside em Franca, interior de São Paulo e trabalha na Associação de Terapêutica Cannabis Medicinal Flor da Vida, onde faz parte da equipe de mídias e cria produtos personalizados para as campanhas sociais. Também faz parte de um projeto social onde ministra aulas de artes para crianças, adolescentes e idosos.
A convite do empresário e idealizador do Novo Santuário de Santa Rita de Cássia, Paulo Flávio de Melo Carvalho, Pedro entregou um painel mural. “Fiz um céu de vitral que remete aos vitrais do antigo Santuário da Praça Barão de Cambuí sobre a pequena Cássia-MG; envolvendo a Santa Rita com uma expressão de triunfo (a nossa protetora) que está alinhada, no centro da pintura, com o novo Santuário e o Santuário matriz”, explica o jovem artista.
A arte é ladeada pelo vermelho vibrante das Rosas de Santa Rita. Um desenho forte e alegre que destoa um pouco da pintura sacra, porém reforça a tradição da simplicidade e alegria dos fiéis que alcançam suas graças por intercessão da advogada das causas impossíveis. “Fiquei muito feliz com o convite de pintar no Santuário. Além de ser importante afetivamente pra mim, que sou cassiense, cresci envolto na cultura e religiosidade de Santa Rita de Cássia. Vejo este trabalho como um marco na minha carreira artística”, finaliza.
Inauguração do Novo Santuário
Mais de 100 mil pessoas são esperadas entre os dias 20, 21 e 22 de maio, na cidade de Cássia-MG. Localizada no sudoeste mineiro, Cássia já é conhecida por sua devoção àquela que foi escolhida como sua padroeira. Agora, com o novo Santuário, a expectativa é ainda maior.
O motivo é a inauguração do novo Santuário de Santa Rita de Cássia, maior dedicado à Santa no mundo. A data dos eventos foi escolhida pois, dia 22 de maio, é celebrado o Dia de Santa Rita de Cássia, que ficou conhecida como a padroeira das causas impossíveis, a protetora das viúvas e a santa das rosas.
O novo Santuário ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 100 mil de edificação. Abriga um Centro Comercial, a Casa para o Clero, um Velário e a réplica da casa de Santa Rita de Cássia. Com capacidade para até 5 mil pessoas sentadas, 2 mil em pé, conta com sanitários, vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e estacionamento para 200 ônibus e até mil carros.
Programação de inauguração
As festividades de inauguração do novo Santuário contam com uma ampla programação. O início será dia 20 de maio, às 20h, com a benção da área comercial. São 50 lojas voltadas para artigos religiosos e praça de alimentação. Às 21h, terá apresentação musical da banda Maestro Godofredo de Barros e da Fanfarra dos Veteranos.
No dia 21, 9h, tem a missa solene de Sagração do novo Santuário, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Lanza Neto. Às 15h, terá a adoração ao Santíssimo Sacramento com benção solene. Na parte da noite, 19h, tem missa com a benção dos voluntários e, às 21h, show católico com Adriana Arydes.
Já no dia 22 de maio, dia do aniversário de Santa Rita de Cássia a programação no novo Santuário começa às 9h, com a missa das rosas, também presidida pelo bispo Dom Lanza Neto. Às 11h, terá a cerimônia oficial de doação do novo Santuário de Santa Rita de Cássia, para a diocese de Guaxupé, pelas mãos de seu idealizador, o empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho. Neste momento terá a apresentação musical do tenho Bruno Bioza.
No período da tarde, 15h missa e, logo mais, às 18h, procissão luminosa do santuário matriz em direção ao novo Santuário. Para finalizar as comemorações e o dia da padroeira, às 19h, missa de encerramento.
História de Santa Rita de Cássia
Rita nasceu em 22 de maio de 1381, em Roccaporena, perto de Cássia, na Itália. Sua família era religiosa e ela queria seguir esse caminho. Mas, como era costume da época, seus pais desejavam que ela se casasse, e ela, em obediência aos pais, recebeu como marido Paolo Ferdinando. No começo, ele parecia ser uma boa pessoa, mas, com o tempo, aquele homem passou a ser infiel e beber demais, além de arrumar muitas confusões com as pessoas.
Rita usou de sua fé e sempre rezou para sua conversão e ele, no fim, se tornou um bom homem. Porém, infelizmente, seu marido acabou assassinado. Seus dois filhos, ainda jovens, acabaram seguindo os maus exemplos do pai e, com a sua morte, juraram vingança. Rita sabia que eles cometeriam um grande pecado, então, suplicou a Deus que os salvasse. Algum tempo depois, os dois ficaram doentes e, antes que morressem, Rita os ajudou a se converterem, recebendo o perdão e a piedade de Deus. Eles ouviram o conselho da mãe e conseguiram perdoar o assassino do pai e, assim, morreram em paz.
Após esses fatos, Rita entrou em um convento, onde as superioras duvidavam de sua vocação por ela ter sido casada e ter tido filhos. Então, mandaram-na regar um pedaço de madeira seca do jardim por um ano. Ela obedeceu, sempre com fé e amor. E assim, um milagre aconteceu: o galho se transformou em uma videira que dá uvas até hoje! Por isso, acredite sempre no poder dessa doce sofredora e conte com sua intercessão para ter ajuda com suas causas impossíveis.